segunda-feira, 15 de junho de 2015

O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande completou, na última sexta-feira (5), seis anos de atividades com significativos avanços no trabalho desenvolvido na Cidade. Recentemente, o efetivo do grupamento foi ampliado de seis para 20 homens com o objetivo de otimizar ainda mais a atuação na preservação ambiental do Município.

Criada em 2009 com a missão de proteger, fiscalizar, atuar e vigiar permanentemente o patrimônio ecológico e ambiental, o grupamento atua também no resgate de animais. Conforme levantamento realizado pelo setor, somente em 2014 foram mais de 500 ocorrências registradas, sendo 346 relacionadas às contenções de invasões em áreas públicas e de proteção ambiental e 142 envolvendo animais, como resgates.

Os números, de acordo com o inspetor Fábio Rogério Marques, demonstram a importância que o grupamento ganhou ao longo desse período. “Além da contenção de invasões em áreas públicas e de preservação ambiental, hoje temos o patrulhamento por águas interiores que é feito com uma embarcação adaptada especificamente para este fim”.

Para a comemoração de aniversário ficar completa, o grupamento conta com novidades: recentemente, o efetivo foi ampliado de seis para 20 homens, as equipes agora trabalham também no período noturno e novas viaturas foram adquiridas. “Essa ampliação foi possível graças a um concurso interno com guardas da corporação que se voluntariaram para integrar o grupamento. Eles estão recebendo uma capacitação específica, de extrema importância para quem atua nessa área. A intenção é cada vez mais melhorar nosso trabalho”.

Marques destaca ainda a parceria com outros órgãos da Prefeitura, como as secretarias de Meio Ambiente, de Urbanismo, de Serviços Urbanos e de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA). “Essas parcerias são fundamentais não apenas no trabalho prático, do dia a dia, como também na questão da educação ambiental, junto aos alunos da rede municipal”.


A Guarda Ambiental atende ocorrências e solicitações ligadas à preservação do meio ambiente na Cidade através dos telefones da GCM, o 199 e 153.

0 comentários:

Postar um comentário